[humm] - Parkour
Sunday
2016-12-04
11:08 AM
 
[Humm]
 
Welcome Гость | RSSMain | Parkour | Registration | Login
Site menu
Tag Board
300
Our poll
O que é que achas do meu site?
Total of answers: 49


Parkour

null 



O que e o Parkour?


O parkour pode ser encarado de várias maneiras: como um desporto, como uma arte, como uma filosofia...
Parkour é uma versão estilizada da palavra francesa parcour, que significa percurso ou trajecto.

De um modo simples, o Parkour é um desporto radical urbano(e daí talvez não), a par de outros como skateboarding ou rollerblading, mas é diferente de estes sendo mais separada a parte artística e tendo a partir daí uma filosofia bem diferente.
Para começar, o único adereço são os pés e as mãos...

Onde as pessoas vêem obstáculos, os traceurs vêem oportunidades que envolvem saltos, movimentos diferentes, originais... Pois a ideia é mesmo essa, utilizar os obstáculos e fluir pelo meio de um modo natural e fluído, termo importante para os traceurs pois, ao contrário de desportos como o skateboarding e embora também haja a componente de técnicas individuais como treino, o objectivo é sempre fluir de um modo contínuo através do meio, através de vários obstáculos. Esse modo fluído nota-se na componente artística, pois pode-se saltar de um muro de qualquer maneira, mas fazê-lo de uma forma fluída, natural e até bonita já é diferente. Até se podem fazer movimentos mais redundantes para acrescentar beleza a um movimento, mas aí é que há um conflito geral no parkour: a filosofia.
Originalmente, o parkour seria mais orientado para chegar a algum sítio inacessível normalmente: passando daí para usar caminhos normalmente ignorados para chegar a esse sítio; fazê-lo com fluidez e naturalidade; chegando-o lá movendo-se fluidamente e com estilo; não importa chegar a lado nenhum, desde que se mova com estilo.

Assim se pode descrever muito parcamente uma "evolução" (digamos antes, alteração) da filosofia por detrás do parkour. Existem diferenças de opinião muito grandes a nível de filosofia, inclusive no grande criador do parkour, David Belle(apoiante de um parkour mais prático, como por exemplo para fugir de alguém ou de algum sítio) e um dos co-fundadores do movimento, Sebastian Foucan(apoiante de um parkour mais livre, mais virado para o desenvolvimento pessoal).


Breve historia

Como diz o Sebastien Foucan no Jump London: "O Parkour sempre existiu, o Parkour sempre esteve presente na condição humana, apenas não tinha um nome."

Isto é indiscutível, mas outra vez, o 'conflito' de ideologias vem ao de cima quando comparamos esta afirmação com o que o David Belle afirma.
Este diz que foi o pai o pioneiro da verdadeira utilidade do Parkour quando esteve na Guerra do Vietnam, tendo dado uso aos conhecimentos adquiridos através do livro 'Natural Method of Physical Culture', uma compilação de métodos de treino desenvolvido por George Hébert, como técnica de sobrevivência. Assim, a palavra 'Parkour' deriva directamente de 'parcours du combatant', uma técnica de curso de obstáculos do método de Hébert.

De qualquer forma, o Parkour que hoje conhecemos nasceu há cerca de 10 anos em Lisses, nos subúrbios de Paris, fruto dos jogos e brincadeiras de crianças dos seus fundadores: Sebastian Foucan e David Belle.














Login form
Search
Site friends
Statistics

Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Copyright MyCorp © 2016